sexta-feira, 9 de novembro de 2012


URBANIZACÃO  DE TIRADENTES –MG


               A cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os Paulistas descobriram o ouro nas encostas de São José, dando origem a um arraial batizado “Rio das Mortes”. O arraial se desenvolveu, sendo elevada em 1718 à vila, com o nome de São José. Esta vila viveu da exploração do ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

            No final do século XIX, os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, onde r ecebeu o nome de “Cidade e Município de Tiradentes”.

Tiradentes é uma cidade com altos e baixos. Não apenas por seu relevo acidentado, mas também por sua historia. O poder do ouro, deu à velha Tiradentes, um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade setecentista. Este acervo permaneceu escondido durante muito tempo – talvez por isso permaneceu preservado e está sendo redescoberto por visitantes do mundo inteiro. 
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, Tiradentes renasceu, e hoje é invadida pelas mais diferentes pessoas.
Tiradentes é uma cidade muito conhecida pela sua arquitetura e locais históricos como a Igreja matriz de Santos Antonio.
Igreja Matriz de Santo Antônio: Seguindo a rua padre Toledo, se encontra um dos mais belos templos do barroco brasileiro : a imponente Matriz de Santo Antônio, considerado a 2ª mais rica do país, com aproximadamente 480 quilos de ouro. Sua construção foi iniciada em 1710 e finalizada em 1752, ano em que sua talha foi revestida em ouro. No coro esta uma das mais preciosas secas de Minas Gerais, o órgão de origem portuguesa, fabricado por Simão Fernandes Coutinho. As pintura estilo rococó, em tons vermelho e azul, foram feitas por Manuel Victor de Jesus. Seu interior é extremamente rica em detalhes, imagens, talhas, pinturas, sentimentos e estilos, merecendo uma visita minuciosa com os guias locais. Sua Fachada atual é de 1810, com planta de Antônio Francisco Lisboa, o aleijadinho. No quadro, um original relógio de sol esculpido por Leandro Goncalves Chaves. Uma das mais belas vistas da Serra de São José .

Comentário sobre o trabalho : “Tiradentes foi a penúltima cidade que visitamos e ela também é , sem duvida, uma das mais bonitas. Ela está toda preservada porque a Fundação Roberto marinho mantem verbas de restauro e patrocínio da cidade e em troca , a utilizam como cenário para novelas e minisséries da TV Globo”

Grupo : Thaylise Lopes, Camila Romar, Clara Tatagiba, Beatriz Matos e Rodrigo Penalber

Nenhum comentário:

Postar um comentário