quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Aspectos Urbanos de Ouro Preto

Ouro Preto, Minas Gerais, Patrimônio da Humanidade

- Suas construções em sua maioria patrimônios históricos, onde  predominam as construções da época do Brasil Colonial. A grande maioria de suas ruas não é asfaltada, são feitas de paralelepípedos que também são chamados de "pé de moleque'' e foram colocados a mão pelos escravos.
- Devido a mineração a cidade começou a se expandir muito embora tivesse um relevo acidentado o qual dificultava um pouco o seu crescimento. Ouro Preto traz as características que marcaram um época como igrejas e casarios destacando-se nas montanhas de Minas Gerais.
- As igrejas são localizadas em pontos altos e estratégicos. Os aspectos dependem da época em que elas foram construídas.
- A principal igreja se chama Nossa Senhora do Pilar, cujo interior é composto de diversas imagens, trabalhos em ouro, madeira e alguns detalhes em prata e bronze. Seu exterior é revestido de minério. Por outro lado, a igreja São Francisco de Assis é a mais, sem muitos trabalhos em ouro e poucas imagens.
- Em Minas Gerais as construções são barrocas, devido à época em que foram construídas. As paredes das casas são geminadas, ou seja, as paredes dividem uma casa da outra são muito finas e os moradores de uma casa escutam os barulhos da outra.
- Na parte histórica há uma casa " Casa dos Contos'' nela existem moedas que falam sobre a história do Brasil e também há uma senzala que mostra os instrumentos que eram usados para castigar os escravos e outros objetos da época.
Andréa Madeira nº 03
Anna Luiza Amorim nº 04
Carolina Simões nº 08
Gabriel Arroniz nº 12
Pedro Fernandes nº 25
Turma 801

Um comentário:

  1. Faltaram alguns dados importantes sobre os aspectos urbanos. Vocês centraram mais nos aspectos arquitetônicos das cidade.

    ResponderExcluir