Segunda metade do século
XIX
1)cotidiano
dos jovens na metade do século XIX
O processo de
industrialização proporcionou que províncias como São Paulo, Rio de Janeiro e
Minas Gerais se tornassem pólos de atração para que os colonos que se
deslocassem para a cidade à procura de uma vida melhor, financeiramente.
Surgiram as
primeiras grandes greves, pois o operariado tenta desenvolver uma ação política
independente de oposição através das greves. A jornada de trabalho podia chegar
a 16 horas e a mão-de-obra infantil e feminina era usada de maneira
indiscriminada, não havendo nenhuma regulamentação salarial.
2)costumes familiares
No final do
século XVII, a privacidade ainda era rara. As casas eram como grandes galpões,
e essa ausência de delimitações fazia com que todas as coisas ficassem juntas,
“não havia locais profissionais, tudo se passava nos mesmos cômodos em que eles
viviam com sua família...”.
Portanto, a
urbanização consolidou a organização dos movimentos sociais, e esses modos de
viver de total desapego se mostrou perigoso ao Estado, que iniciou campanhas
reforçando o valor da estabilidade, do casamento, de quartos separados, camas
individualizadas, etc. Essas campanhas de camadas de isolamento eram exatamente
o oposto do que era veiculado.
3) O desenvolvimento da
educação do jovem (escola, igreja e família)
Desde a segunda
metade do século XIX, a questão política da educação popular envolveu em todo o
ocidente, a discussão sobre a organização administrativa e didático-pedagógica
do ensino primário. Dessa forma, a discussão sobre o conteúdo da escolarização
popular tornou-se uma temática central oscilou em decorrência de diferentes
interesses políticos ideológicos, religiosos, sociais, econômicos e culturais.
A idéia de uma escola nova para a formação do homem novo articulou-se com as
exigências do desenvolvimento industrial e o processo de urbanização.
A partir de 1834, a
educação primaria e secundaria foi deixada a cargo dos governos provinciais.
Mas as províncias não tinham recursos necessários, os investimentos sempre
foram precários, principalmente com relação ao ensino secundário.
A partir de 1850,os ideais do liberalismo ganharam maior força no
Brasil, as autoridades públicas passaram a defender a completa liberalização do
sistema escolar, retirando do Estado as responsabilidades da educação e
transferindo tal responsabilidade para a iniciativa privada. Já que o
investimento das províncias na educação era muito pequeno, a solução encontrada
pela elite para educar suas filhas era contratar professores para educar as
jovens em suas próprias residências ou envia-las para estudar nos colégios internos.
4)hábitos de lazer e de
consumo
No Brasil, o lazer dos adultos era
conversar em casa... Na
rua, só os homens saiam, pois cãs mulheres eram proibidas de sair. Quase não se
viam mulheres nas ruas, exceção das idas á igreja; fora isso, as únicas
mulheres que se viam na rua eram escravas. Os homens ainda tinham a caçada e a
pesca como lazer.
A luz era de velas e de óleo de baleia. Com a descoberta do uso do petróleo,
passaram a usar lampiões de querosene.
Escolas, só para os filhos dos mais ricos ou da pequena classe media que
ia surgindo no final do século XIX. Até meados do século XIX, o meio de
transporte era o cavalo, o carro de boi, as carroças e charretes. A partir da
segunda ,metade do século XIX, surgiram as primeiras linhas de trem movidas à
lenha e bondes puxados a burros.
5) Fatos históricos
importantes na época
Revolução
Industrial - A
Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com
profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no
Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do
século XIX.
Guerra Franco-Prussiana – a guerra franco-prussiana foi um conflito ocorrido entre
França e o Reino Unido da Prússia no
final do século XIX. Durante o conflito, a Prússia recebeu apoio da confederação
da Alemanha do Norte, da qual fazia parte, e dos estados do Baden, Württemberg
e Baviera. A vitória incontestável dos alemães marcou o ultimo capitulo da unificação alemã sob o
comando de Guilherme I da Prússia. Também marcou a queda de Napoleão III e do sistema monárquico na França,
com o fim do segundo Império, e sua substituição pela Terceira Republica
Francesa. Também como resultado da guerra ocorreu a anexação da maior parte do
território da Alsácia - Lorena pela Prússia, território que ficou em união com
o Império Alemão ate o fim da Primeira Guerra Mundial.
Guerra Hispano Americana
- A Guerra
Hispano-americana aconteceu em 1898,
tendo como resultado o ganho do controle, por
parte dos Estados Unidos da América, sobre as antigas colônias espanholas no
Caribe e no oceano Pacífico. A guerra ocorreu em 1898, quando o navio militar
USS Maine foi destruído em Havana, Cuba – então colônia espanhola. Os
estadunidenses, alegando que o navio fora sabotado pelos espanhóis, exigiu que
a Espanhola cedesse independência a Cuba. A recusa dos espanhóis causou o
inicio da guerra. Esta teve fim em 12 de agosto. No Tratado de Paris, a Espanha
cedia Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas aos Estados Unidos. Cuba logo se
tornaria um país independente, as Filipinas teriam sua independência em 1945
enquanto Porto Rico e Guam são até os dias atuais, território americano.
Turma 802
Isadora Ortiz,
Julio Takeichi,
Larissa Lessa,
Marina Pedrosa,
Pedro Viana,
Rodrigo Matos
CURTI!!
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