terça-feira, 6 de novembro de 2012


                                            Segunda metade do século XIX
  
1)cotidiano dos jovens na metade do século XIX
     O processo de industrialização proporcionou que províncias como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se tornassem pólos de atração para que os colonos que se deslocassem para a cidade à procura de uma vida melhor, financeiramente.
     Surgiram as primeiras grandes greves, pois o operariado tenta desenvolver uma ação política independente de oposição através das greves. A jornada de trabalho podia chegar a 16 horas e a mão-de-obra infantil e feminina era usada de maneira indiscriminada, não havendo nenhuma regulamentação salarial.

2)costumes familiares
     No final do século XVII, a privacidade ainda era rara. As casas eram como grandes galpões, e essa ausência de delimitações fazia com que todas as coisas ficassem juntas, “não havia locais profissionais, tudo se passava nos mesmos cômodos em que eles viviam com sua família...”.
     Portanto, a urbanização consolidou a organização dos movimentos sociais, e esses modos de viver de total desapego se mostrou perigoso ao Estado, que iniciou campanhas reforçando o valor da estabilidade, do casamento, de quartos separados, camas individualizadas, etc. Essas campanhas de camadas de isolamento eram exatamente o oposto do que era veiculado.

3) O desenvolvimento da educação do jovem (escola, igreja e família)
      Desde a segunda metade do século XIX, a questão política da educação popular envolveu em todo o ocidente, a discussão sobre a organização administrativa e didático-pedagógica do ensino primário. Dessa forma, a discussão sobre o conteúdo da escolarização popular tornou-se uma temática central oscilou em decorrência de diferentes interesses políticos ideológicos, religiosos, sociais, econômicos e culturais. A idéia de uma escola nova para a formação do homem novo articulou-se com as exigências do desenvolvimento industrial e o processo de urbanização.
     A partir de 1834, a educação primaria e secundaria foi deixada a cargo dos governos provinciais. Mas as províncias não tinham recursos necessários, os investimentos sempre foram precários, principalmente com relação ao ensino secundário.
     A partir de 1850,os ideais do liberalismo ganharam maior força no Brasil, as autoridades públicas passaram a defender a completa liberalização do sistema escolar, retirando do Estado as responsabilidades da educação e transferindo tal responsabilidade para a iniciativa privada. Já que o investimento das províncias na educação era muito pequeno, a solução encontrada pela elite para educar suas filhas era contratar professores para educar as jovens em suas próprias residências ou envia-las para estudar nos colégios internos.

4)hábitos de lazer e de consumo
No Brasil, o lazer dos adultos era conversar em casa... Na rua, só os homens saiam, pois cãs mulheres eram proibidas de sair. Quase não se viam mulheres nas ruas, exceção das idas á igreja; fora isso, as únicas mulheres que se viam na rua eram escravas. Os homens ainda tinham a caçada e a pesca como lazer.
     A luz era de velas e de óleo de baleia. Com a descoberta do uso do petróleo, passaram a usar lampiões de querosene.
     Escolas, só para os filhos dos mais ricos ou da pequena classe media que ia surgindo no final do século XIX. Até meados do século XIX, o meio de transporte era o cavalo, o carro de boi, as carroças e charretes. A partir da segunda ,metade do século XIX, surgiram as primeiras linhas de trem movidas à lenha e bondes puxados a burros.

5) Fatos históricos importantes na época
     Revolução Industrial - A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Guerra Franco-Prussiana a guerra franco-prussiana foi um conflito ocorrido entre França e o Reino Unido da Prússia  no final do século XIX. Durante o conflito, a Prússia recebeu apoio da confederação da Alemanha do Norte, da qual fazia parte, e dos estados do Baden, Württemberg e Baviera. A vitória incontestável dos alemães marcou  o ultimo capitulo da unificação alemã sob o comando de Guilherme I da Prússia. Também marcou a queda  de Napoleão III e do sistema monárquico na França, com o fim do segundo Império, e sua substituição pela Terceira Republica Francesa. Também como resultado da guerra ocorreu a anexação da maior parte do território da Alsácia - Lorena pela Prússia, território que ficou em união com o Império Alemão ate o fim da Primeira Guerra Mundial.



Guerra Hispano Americana  - A Guerra Hispano-americana aconteceu em 1898, tendo como resultado o ganho do controle, por parte dos Estados Unidos da América, sobre as antigas colônias espanholas no Caribe e no oceano Pacífico. A guerra ocorreu em 1898, quando o navio militar USS Maine foi destruído em Havana, Cuba – então colônia espanhola. Os estadunidenses, alegando que o navio fora sabotado pelos espanhóis, exigiu que a Espanhola cedesse independência a Cuba. A recusa dos espanhóis causou o inicio da guerra. Esta teve fim em 12 de agosto. No Tratado de Paris, a Espanha cedia Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas aos Estados Unidos. Cuba logo se tornaria um país independente, as Filipinas teriam sua independência em 1945 enquanto Porto Rico e Guam são até os dias atuais, território americano.

                                                                                               
  Turma 802
Isadora Ortiz,
Julio Takeichi,
Larissa Lessa,
Marina Pedrosa,
Pedro Viana,
Rodrigo Matos

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