quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os jovens através dos tempos

Os jovens através dos tempos na segunda metade do séc. XX.
Como era o cotidiano dos jovens
-Diversão dos jovens a partir da metade do século 19 até os dias atuais:
Cinema, praia, Bob’s, festa na casa dos amigos, jogar bola na rua, andar de patins e bicicleta, fazer coleção de figurinhas de assuntos sobre ciência, programas de televisão, seriados.
Além da escola, os jovens faziam cursos de inglês e alguma atividade esportiva.
Um tempo maior de férias e descanso. Menos livros na escola.
-Diversão dos jovens nos tempos atuais:
Videogame, computador, coleção de figurinhas de filmes e jogadores de futebol e suas seleções.
Shopping e telefone celular “touch”.
Além da escola, os jovens fazem curso de Inglês, informática, atividades esportivas.
Um tempo menor de férias e muitos livros na escola
Na 2ª metade do século XX as principais brincadeiras de lazer eram: brincar de bola de gude, jogar bola na rua, soltar pipa, jogar queimado, pular amarelinha, pique pega, pique esconde, andar de bicicleta, jogar buraco, jogar domino, ver televisão, escrever carta, ir ao cinema, entre outras brincadeiras. Com relação ao consumo de alimentos, os jovens dessa época apreciavam Fast Food, milk-shake, pipoca, carne, massas, leite de chocolate da CCPL e refrigerantes em geral, especialmente Coca-cola.
            Mas a sociedade veio evoluindo a cada dia que se passava até chegar aos dias atuais o lazer foi mudando e passaram a ser comuns os jogos de vídeo game como: Xbox 360, Playstation, Nintendo Wii e Nintendo DS. O computador, i pod, I pad, I phone, entre outros aparelhos também servem como atividades de lazer. O consumo não mudou de forma tão brutal como as brincadeiras e no decorrer dos anos. Gerando assim uma nova era de consumo e péssimos hábitos alimentares que estão refletindo, em nosso tempo, como uma geração formada por jovens obesos já que consomem horas na frente de computadores e vídeo games comendo fast food e ingerindo refrigerante.
No século XX, aconteceram grandes acontecimentos importantes para história do mundo. Ele foi marcado por um período de mudanças. Com invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone. No final do século anterior, a qualidade de vida melhorou para muitos.
            Os Estados Unidos tiveram grandes ganhos econômicos e políticos. Por volta de 1900, os EUA eram a potência industrial líder no mundo em termos de produção, mas nos dias atuais eles estão em crise e não são mais a maior potência industrial.
            Os estilos de música como Rock n' Roll e Jazz foram desenvolvidos nos Estados Unidos, e rapidamente tornaram-se formas dominantes de música popular na América do Norte, e mais tarde, no mundo. Até a maior parte do século XX as músicas eram gravadas em disco, mas hoje em dia, elas são gravadas em CD e com a influência da imagem, muitos músicos tem gravado seus shows em DVD e Blue Ray, uma nova tecnologia com qualidade de resolução de imagem muito superior. Barroco é o nome dado ao estilo artístico que surgiu entre o final do século XVI e o século XVIII, na Itália, indo em seguida pelos países católicos da Europa e da América, e atingiu as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Distingue-se pelo esplendor exuberante.


A arquitetura e arte barroca, presente na metade do sec. XX é caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes e teatrais, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral.
A literatura barroca, em linhas gerais, praticou um culto exagerado à forma e ao virtuosismo no intuito de maravilhar o leitor, o que implicava o uso constante de figuras de linguagem e outros artifícios retóricos, com grande atenção ao detalhe e à ornamentação como partes integrais do discurso.
Costumes Familiares dos Jovens da Segunda Metade do Século XX
Antigamente as pessoas de uma mesma família faziam programas sempre juntas. O pai a mãe os filhos iam juntos à praia, a igreja, ao parque, festas de aniversário ou casamentos. Assistiam juntos os mesmos programas na televisão. As crianças não escolhiam o que fazer nos dias de lazer, essa decisão era dos pais. As crianças só ganhavam brinquedos no Natal ou no aniversário.
Educação dos jovens na metade do século XX
 A pedagogia do século XX cumpre destacar a tendência pedagógica reformadora sintetizada no movimento da “educação nova”. Entendemos a corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo. Por esse motivo pode também ser chamada de “escola ativa”. O movimento da educação nova é próprio de nosso tempo e, mais precisamente, de nosso século. Sempre houve na história da pedagogia, movimentos inovadores que tratam de reformar a educação existente.  
Na década de 50 e início da de 60 do século XX, se caracteriza, nos países mais avançados economicamente, a separação entre jovens e família. Ao final do século XX, o mundo estava em grandes encruzilhadas. Ao longo do século, mais avanços tecnológicos foram feitos do que em toda a história precedente. Computadores, a Internet e outras tecnologias alteraram radicalmente o cotidiano. Contudo, muitos problemas desafiam o mundo.

 Equipe: David Dantas Toscano, Marina Barcel ,João Paulo Reis ,Matheus Ruas Bastos, Olavo Lamenza, Pedro de Almeida Lopes e Pietro Figliuolo.

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